Home GOVERNO Secretários SECRETARIA DE SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE

Secretáro: Wnaderlei Portela

FONE: 3232-1717

O principal objetivo da Secretaria, é realizar ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde para toda a população através do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os princípios da universalidade, eqüidade e integralidade no atendimento ao usuário, reconhecendo a saúde como direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso à atenção e assistência, buscando a diminuição das desigualdades. O SUS possui diretrizes operacionais como a descentralização, onde cada gestor responde por toda a rede assistencial na sua área de abrangência; por meio da participação da sociedade nos Conselhos Municipais e nas Conferências de Saúde.

Atualmente, vem sendo implantado o Pacto pela Saúde, aprovado pela Portaria GM 399/2006, que estabelece diretrizes operacionais visando a consolidação do SUS em seus três componentes: Pacto pela Vida, Pacto de Gestão e Pacto em Defesa do SUS, estabelecendo um conjunto de reformas com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, de forma a alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema de Saúde, redefinindo as responsabilidades de cada gestor, seja em nível federal, estadual ou municipal, em função das necessidades de saúde da população e na busca da eqüidade social.

Nos dias atuais, a maior dificuldade enfrentada são os grandes investimentos que ficam a cargo dos cofres públicos do município, já que os repasses de verbas, realizados pelos governos federal e estadual, são insuficientes para cobrir todas as despesas gastas com saúde.
A baixa conscientização dos usuários sobre a importância da educação e promoção à saúde na busca de mudanças de comportamento que dizem respeito ao auto-cuidado, à alimentação saudável, à prática regular de atividade física, combate ao tabagismo, redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito, uso de álcool e drogas, a prevenção da violência e até o desenvolvimento sustentável, dificultam os bons resultados das ações em saúde, visto que as ações realizadas são de caráter curativo e não de promoção da saúde, assim como também é de muita importância que os profissionais de saúde tenham amplo conhecimento das legislações que regem o SUS.

O modelo da Estratégia de Saúde da Família, através da realização dos Programas de Saúde e da atenção programática, provocou uma significativa melhora nos indicadores da Saúde da Criança e da Mulher no município, uma vez que, através de um maior conhecimento da realidade epidemiológica da população, a atenção prestada se torna mais efetiva. Vem ocorrendo um grande aumento do acompanhamento pré-natal e incentivo ao aleitamento materno, contribuindo desta forma, para a diminuição da incidência de partos prematuros, recém-nascidos de baixo peso, desnutrição, diarréias, doenças do trato respiratório, e com isto, uma sensível diminuição da taxa de mortalidade infantil decorrente destas patologias. Outro fator que auxilia a diminuição dos índices de mortalidade infantil é a distribuição do leite às crianças acima de seis meses de idade. O acompanhamento de puericultura é mais um fator que facilita o acesso das mães a um atendimento mais rápido e acolhedor. As visitas domiciliares e consultas de enfermagem são outro fator importante, já que colaboram orientando, prevenindo e promovendo a saúde, levando a melhora na qualidade de vida dos usuários.

Curriculum:

* Graduado em Ciências Contábeis;

Experiência Profissional:

* No setor público, atuou como secretário de Saúde, Viação, Obras e Urbanismo e Agricultura na Gestão 2013/2016 em Rio Bonito do Iguaçu-PR.

* Pecuarista.

* Atuou como presidente da Sociedade Rural do Centro Oeste do Paraná no Biênio 2015/2016.