População comparece ao Dia “D” Vacinação contra a Influenza. | PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANIAÇU - PR | Webgenium System
Home INFORMAÇÕES Notícias População comparece ao Dia “D” Vacinação contra a Influenza.

População comparece ao Dia “D” Vacinação contra a Influenza.

xvacina contra gripe.jpg.pagespeed.ic.B rRWUr5qW

A campanha de imunização promovida pelo Ministério de Saúde começou no dia 23 de abril e vai até 1 de junho.

No último sábado 12, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia “D” Vacinação contra a gripe. Um grande público procurou a Unidade Central para receber a medicação.

O secretário de Saúde, Wanderlei Portela, lembra que a vacina disponibilizada neste ano, pelo Ministério da Saúde na campanha contra a gripe protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – H1N1, H3N2 e influenza B.

O secretário afirmou que é o governo que define o público alvo da campanha e que estas pessoas são os mais suscetíveis à doença e que correm um risco maior de sofrer complicações após a infecção inicial ou têm contato diário com várias pessoas e, assim, transmitiriam o vírus para muita gente. Wanderlei lembrou que são eles os que recebem gratuitamente a vacinação durante a campanha:

• Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Profissionais da saúde
  • Professores da rede pública e particular
  • População indígena
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetesasma e artrite reumatoide
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.

A enfermeira chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabete Firmino, lembrou que as pessoas que por algum motivo ainda não compareceram para tomar o medicamento, que o façam o quanto antes, pois, a medicação leva em média 15 dias para fazer efeito e que o quanto antes receber a vacina, maior imunidade o organismo terá para enfrentar o frio do inverno que promete ser rigoroso este ano.

Guaraniaçu, 14 de Maio de 2018.