Home INFORMAÇÕES Notícias Água fornecida pela Sanepar atende exigências Legislativas e está apta ao consumo humano.

Água fornecida pela Sanepar atende exigências Legislativas e está apta ao consumo humano.

IMG 20190416 WA0064

Técnicos e colaboradores da Sanepar-PR, atendendo convite da Secretaria de Saúde, através do Departamento Municipal de Vigilância Ambiental, participaram de um encontro, para debater um assunto que está chamando a atenção e levantando questionamentos da população quanto a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná.

Ocorre que foram registrados vários casos de Diarreia no Município o que levantou suspeita quanto ao consumo da água. Coincidentemente casos parecidos veem ocorrendo também em Cascavel.

Na oportunidade, a Sanepar entregou aos representantes do Secretaria de Saúde, o Relatório de estudos e exames realizados constantemente e que atestam as condições e a qualidade da água consumida pela população guaraniaçuense.

Os documentos conferem que a água consumida pela população, está dentro dos parâmetros e atendem todos os critérios estabelecidos pela Legislação em Vigor. Estes exames são confrontados pela equipe de Vigilância Ambiental que encaminha as amostras também para análise em Laboratórios Particulares e que mantém convênio com o Município. Estas contra provas, também apontaram para o resultado satisfatório, confirmando a qualidade da água potável consumida pela nossa população.

A Diretora do Departamento de Endemias, Adriana Arguelho, chamou a atenção para o fato de que estudos apontaram para a contaminação com bactérias pelas próprias pessoas que manuseiam alimentos nas suas residências.

Segundo Adriana, estudos apontaram que tais pessoas utilizaram o banheiro para suas necessidades fisiológicas e não providenciaram a devida higienização de suas mãos contaminando os alimentos que hora foram consumidos por elas próprias e por seus familiares, provocando a contaminação e o mal estar de todos que consumiram tais alimentos.

Portanto, a prevenção com a devida higienização após o uso do banheiro ajuda a evitar problemas estomacais com bactérias que causam o desconforto no organismo das pessoas. Adriana recomenda a lavagem das mãos com sabão e o enxague total para evitar tais problemas.

“Estamos atentos e acompanhando mensalmente o trabalho e confrontando todos os relatórios fornecidos pela Sanepar e conferindo a qualidade dos serviços prestados a população”, disse a Secretária de Saúde, Juliana Biavatti, que se coloca a disposição para esclarecimentos de possíveis dúvidas.

Guaraniaçu, 16 de abril de 2019.

Por: Assessoria de Comunicação.





Avenida Abilon de Souza Naves, 394 - Centro - CEP: 85.400-000 - Guaraniaçu - PR
Fone/Fax: (45) 3232-1162 - (45) 3232-1433
Contatos e Horário de Atendimento